terça-feira, 16 de agosto de 2011

37ª Edição do Curta nas Telas - FILMES SELECIONADOS EM JULHO 2011

A 37ª Edição do Curta nas Telas contou com 31 filmes inscritos e a Seleção foi realizada em 22 de julho de 2011, por Marcus Mello, representando a Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre; Hiron Goidanich, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul; Cláudia Dreyer, a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS); Marcelo Perrone, a Imprensa Especializada; e Rafael Baião, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
As exibições dos curtas selecionados nesta Edição entrarão em cartaz a partir de setembro de 2011. Aguarde divulgação e confira os filmes selecionados.

FILMES SELECIONADOS NA 37ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

AREIA, de Caetano Gotardo (São Paulo, ficção, 12 minutos, 35mm, 2008)
Sinopse: A areia está um pouco quente. Eu encosto nela com a mão e com as pernas. Nós estamos sentados. Sua bermuda é vermelha. Seu nome. Uma pedra de sal na minha boca.

Roteiro, Direção e Montagem: Caetano Gotardo / Produção Executiva: Luís Carlos Soares / Direção de Fotografia: Heloísa Passos / Elenco: Malu Galli e Rafael Rodarte.

Premiação: Melhor Filme, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Atriz no 36º Festival de Gramado; Troféu Samburá de Curta-metragem no 18º Cine Ceará; Melhor Filme no 5º Curta Pará Cine Brasil.

A CIDADE E O POETA, de Luelane Corrêa (Rio de Janeiro, ficção/documentário, 14 min, 35mm, 2007)

Sinopse: O cotidiano em volta da estátua de Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana. A cidade reinventa o Poeta e faz uma crônica de si.

Roteiro e Direção: Luelane Corrêa / Produção Executiva: Alexandre Guerreiro / Direção de Fotografia: Nonato Estrela, Pedro Serrão, Juarez Pavelak e Araken Dourado / Montagem: Alexandre Guerreiro e Luelane Corrêa / Empresa Produtora: ELA Filmes Ltda.

Premiação: Melhor Curta-metragem de documentário – Prêmio Academia Brasileira de Cinema, 2008 / Prêmio Canal Brasil na 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes / Prêmio Cine Santa no 14º Vitória Cine Vídeo.

L’AMAR, de Sandra Alves (Florianópolis, ficção, 19 min, 35mm, 2003)

Sinopse: Em 1983, um fenômeno conhecido como Calmaria 88 fez com que duas mulheres em uma prancha de windsurf ficassem à deriva em alto mar.

Direção, Produção Executiva e Montagem: Sandra Alves / Rote
iro: Sandra Alves e Fábio Brüggemann / Direção de Fotografia: Roberto Faissal / Empresa Produtora: Vagaluzes Produções de Filmes Ltda./ Elenco: Melissa Ferreira e Mônica Siedler.



MAPA-MÚNDI, de Pedro Zimmermann (Porto Alegre, drama, 15 min, 35mm, 2009)

Sinopse: Em viagem pelo interior, um médico encontra abrigo na cabana de um gaúcho idoso e solitário. Sentados diante de uma fogueira, perdidos na imensidão do pampa, os dois conversam sobre a vida. O gaúcho tem uma intrigante história para contar. Narra suas andanças em direção à cidade, descreve os caminhos que o trouxeram de volta ao lugar onde se encontra agora. Pouco a pouco, enquanto a noite avança, entendemos que o destino desses dois homens encontra-se ligado de forma profunda e misteriosa.

Roteiro e Direção: Pedro Zimmermann / Produção Executiva: Regina Martins / Direção de Fotografia: Francisco Ribeiro / Montagem: Frederico Brioni / Elenco: Walmor Chagas e André Mauro.

Premiação: Melhor Produção na Mostra Gaúcha do 37º Festival de Gramado.

MARÉ CAPOEIRA, de Paola Barreto Leblanc (Rio de Janeiro, ficção/documentário, 15 min, DigiBeta, 2005)

Sinopse: Maré é o apelido de João, um menino de dez anos que sonha ser mestre de capoeira como seu pai, dando continuidade a uma tradição familiar que atravessa várias gerações. O filme mistura ficção e documentário para contar uma pequena história de amor e guerra.

Direção: Paola Barreto Leblanc / Roteiro: Paola Leblanc, Rosane Svartman, Fabiana Egrejas e Omri Breda Ferradura / Produção Executiva: Ailton Franco Jr. / Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. / Montagem: Daniel Garcia / Empresas produtoras: PB Filmes e AR Produções / Elenco: Felipe Santos, Isabela Fabirezza e Mestre Chaminé.

Premiação: Prêmio do Júri Infantil no Festival de Hamburgo 2006 / Melhor Curta Infantil no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen 2006 / Prêmio Especial do Júri no Amazonas Film Festival 2006 / Prêmio Melhor Documentário – Nueva Mirada, Buenos Aires, 2006.


PÃO COM MORTADELA, de Marcos Mello e Georgina Castro (São Paulo, ficção, 15 min, 35mm, 2009) – Censura Livre

Sinopse: Léo e Helena se reencontram anos depois; uma grande paixão de adolescência. Tão parecidos no passado, já não conseguem reconhecer no outro o que fez com que se amassem um dia.

Direção: Marcos Mello e Georgina Castro / Roteiro: Georgina Castro / Produção Executiva: Vanessa Montenegro / Direção de Fotografia: Marcelo Trotta / Montagem: ZéTó Sé / Empresas produtoras: Cinematográfica Superfilmes Ltda. e Cavallaria Filmes / Elenco: Fernando Alves Pinto e Georgina Castro.

Premiação: Melhor Curta Metragem Paulista VI Prêmio SESI/FIESP 2009.

SOBRE UM DIA QUALQUER, de Leonardo Remor (Porto Alegre, ficção/animação, 15 min, Minibeta, 2008)

Sinopse: Uma operária rompe com seu cotidiano.

Roteiro e Direção: Leonardo Remor / Produção: Ana Porto Alegre / Direção de Fotografia: Matheus Massochini / Montagem e Finalização: Marcos Lopes da Silva / Animação: Leonardo Remor / Finalização de Animação: Rafael Rech / Elenco: Sissi Venturin, Anna Carolina Oliveira, Eunice Marques, Flávia Paula Soligo, Graziela Gallicchio, Hortência Dotti Paim e Joice Klitzke.

Premiação: Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Montagem no 37º Festival de Cinema de Gramado.

TEMPESTADE, de Cesar Luiz Cabral (Santo André, animação, 10 min, 35mm, 2010)

Sinopse: Um marujo solitário navega, através de oceanos tumultuados por tempestades, em busca do reencontro com sua amada. Segue uma rotina rígida de afazeres até que mudanças inesperadas em sua rota alteram seu destino.

Direção e Animação: Cesar Cabral / Roteiro: Leandro Vieira Maciel e Cesar Cabral / Produção Executiva: Carolina Scalice e Cesar Cabral / Direção de Fotografia: Alziro Barbosa / Montagem: Cesar Cabral e Fernando Coimbra / Bonecos e Cenários: Olyntho Tahara.

Premiação: Melhor Direção no Festival de Cinema Paulínea 2010 / Melhor Filme no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário