quinta-feira, 20 de junho de 2013

MISTO DE DOCUMENTÁRIO E FICÇÃO ENCERRA AS EXIBIÇÕES DA 40ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

O projeto  Curta nas Telas segue sendo exibido, de 21 a 27 de junho de 2013, a produção A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA, de Quico Meirelles. As exibições ocorrem na Sala 5 do Espaço Itaú de Cinema, nas sessões das 14h, 16h, 18h, 20h e 22h, acompanhando o longa Se Beber, Não Case – Parte III (The Hangover – Part III), de Todd Phillips.



Entre as milhares de galinhas de uma granja, uma em especial é acometida por uma epifania ao se tornar consciente de seu cruel destino. Ao contrário de suas companheiras, ela projeta um futuro além das cercas e paredes que a oprimem. O despertar da consciência faz a galinha iluminada lutar contra as engrenagens do sistema numa tentativa de modificar o inevitável propósito de sua existência. Para isso é preciso superar suas angústias e elaborar um audacioso plano de fuga.


A Galinha que Burlou o Sistema venceu os prêmios Aquisição Canal Brasil, no Cine Ceará, e Uso Inventivo da Linguagem Cinematográfica no Envirofilm (Eslováquia).

Segundo Quico Meirelles, o jovem diretor do curta (que é filho do cineasta Fernando Meirelles), a ideia do filme era “trabalhar essa visão particular da galinha, que tem uma existência totalmente programada, horas de vida absolutamente contadas, refeições (recheadas de antibióticos) planejadas, tempo (curto) de sono calculado. Tudo segue um padrão. Nesse sentido, traça-se um paralelo com a humanidade (sutil e não explícito, através de ironias e imagens sugeridas, sem ela falar diretamente dos humanos nem para os humanos, tudo num tom mais de fábula) e o modo como estamos vivendo atualmente, levando vidas praticamente tão inalteradas e sem mudanças quanto a dessa heroína inesperada. Estamos sempre em ambientes lotados, doentes em algum nível, estressados ou super-exigidos em outro”.


A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA, de Quico Meirelles (São Paulo, ficção /documentário, 15 minutos, 35mm, 2012). Classificação indicativa 12 anos.

Ficha Técnica – Direção: Quico Meirelles / Roteiro: Ana Durães e Quico Meirelles / Produção: Eduardo Prado e Bia Crespo / Direção de Fotografia: Cauê Laratta / Montagem: Alison Zago/ Empresas produtoras: Departamento de Cinema, Rádio e TV – Universidade de São Paulo e O2Filmes / Narração: Cecília Homem de Melo.


As inscrições para a 41ª edição do Curta nas Telas estarão abertas no período de 15 de julho a 6 de setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário