quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DOIS CURTAS DE ANIMAÇÃO ENCERRAM AS EXIBIÇÕES DA 38ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS

O projeto Curta nas Telas apresenta, de 7 a 20 de setembro de 2012, o curta-metragem de animação O CÉU NO ANDAR DE BAIXO, de Leonardo Cata Preta. As exibições ocorrem na Sala 7 do Espaço Itaú de Cinema, nas sessões das 13h30, 16h, 18h30 e 21h, acompanhando o longa COSMÓPOLIS, de David Cronenberg.

O CÉU NO ANDAR DE BAIXO é o último dos 12 filmes selecionados na 38ª edição do Curta nas Telas a entrar em exibição. Devido a uma deficiência congênita, Francisco enxerga o mundo através de uma perspectiva diferente. Desde os seus 12 anos Francisco tem o hábito de registrar fatos importantes de sua vida fotografando o céu. Um dia, uma imagem inusitada surge em uma de suas fotografias, transformando sua rotina e seu modo de encarar a vida.  Esta animação em 2D, totalmente produzida pelo diretor Leonardo Cata Preta, é um exercício estético repleto de lirismo, uma ode às diferenças e às pequenas coisas do cotidiano.
O CÉU NO ANDAR DE BAIXO, de Leonardo Cata Preta (Belo Horizonte, animação, 15 min, 35mm, 2010)

Também segue em exibição o curta MEDIATRAINING, de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira  até o dia 13 de setembro de 2012. As exibições ocorrem na Sala 01 do Arcoíris Boulevard (Av. Assis Brasil, 4320), nas sessões das 19h e 21h20, acompanhando o longa Intocáveis (Intouchables), de Olivier Nakache e Eric Toledano. 

Nesta animação em 2D (falada em inglês com legendas em português), um aspirador de pó, um inocente acessório de limpeza, é o grande lançamento mundial de uma multinacional. Porém, ao ser utilizado como ferramenta em uma sessão de tortura em Abu Grahib, e aparecer ao lado do torturado em uma foto divulgada na Internet, o objeto se transforma em um transtorno na vida da diretora da empresa, que precisa, em pleno dia de Natal, reverter a situação perante a mídia enquanto prepara a ceia de Natal de sua família e busca manter o controle do caos que se instaura dentro de seu próprio lar. Um contundente, cruel e irônico manifesto contra a política intervencionista dos Estados Unidos.

MEDIATRAINING, de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira (São Paulo, animação, 12min, digital, 2011)

Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). O objetivo do projeto é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, exibindo, no circuito de cinemas de Porto Alegre, os filmes selecionados. Em 37 edições, foram exibidos 257 curtas de todo o Brasil. Em 2011 o Curta nas Telas celebrou, com orgulho, 15 anos de existência, sedimentando sua importância na difusão do curta-metragem nacional. Uma longevidade alcançada, principalmente, graças à excelência do audiovisual brasileiro.

Um comentário:

  1. AMOR PAGÃO

    Amor feito de chamas
    Que incendeia nossas almas
    Com o fogo das desilusões.
    Amor selvagem,
    Que nos fere sem machucar.
    Amor inocente,
    Que nos cega com decepções.
    Amor pagão,
    Sem compromisso de espera
    Sem trégua ou religião.

    *Agamenon Troyan

    ResponderExcluir